No dia 22 de junho, o instituto Gaia junto ao Projeto Restaura e sua equipe, fizeram o chamado para o Pacto para Restauração do Pantanal, na Câmara dos Deputados, Brasília, dentro da Virada Parlamentar Sustentável.
Durante o evento a coordenadora Dra. Solange Kimie Ikeda Castrilon, destacou a importância da preservação dos rios e das matas, e expôs a importância da integração da comunidade local para desenvolvimento de qualquer atividade de restauração para efetiva adesão e comunidade das ações.
O Projeto Restaura Pantanal é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) no âmbito do Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - FUNBIO como agência executora).
O Instituto Gaia é a instituição executora e tem como parceiros: UNEMAT, ESEC TAIAMÃ /ICMBIO, STTR, ECOPANTANAL, PELD DARP PANTANAL, COLONIA DE PESCADORES Z2, REDE PANTANEIRA e IFMT.