A água é um dos elementos indispensáveis à vida e é nosso dever lutar pela sua preservação.
Lideranças, sociedade civil, Instituições e movimentos sociais participaram de um Ato Público em Defesa das Águas do Rio Paraguai e Pantanal, ontem, dia 22 de março. Dia repleto de muita luta e celebração das águas. A concentração ocorreu no SICMATUR, à margem do Rio Paraguai, com falas de diversos atores sociais que ali estiveram presentes, cada um ressaltando a magnitude das águas, com muita comemoração, luta e resistência.
Concentração na margem do rio e SICMATUR
Os manifestantes seguiram para a Câmara municipal de Cáceres (MT) onde foram feitas falas em defesa da conservação do Rio Paraguai e seus afluentes, bem como do bioma Pantanal. Ressaltou-se a importância das águas, sobretudo o Rio Paraguai, artéria do Pantanal, fonte de alimento e sustento para os pescadores e pescadoras tradicionais de Cáceres e região, que estão ameaçados por fatores como: projeto de construção de hidrovia; agronegócio desenfreado com uso intensivo de agrotóxicos e; construções de empreendimentos hidrelétricos. As instituições entregaram documentos às autoridades convidadas presentes.
Mobilização na Câmara Municipal de Cáceres (MT)
Partiram em carreata para a Cachoeira do Facão onde o Comitê Popular das Águas do Facão realizou uma belíssima e emocionante mística. Houve música, apresentação de pequenos produtores locais e degustação da cerveja artesanal Cabocla.
Mística do Comitê Popular das Águas do Facão