01 Jul
01Jul

     Nos dias 27 e 28 de junho o instituto Gaia, em parceria com a REESOLBIO, Rede de Comunidades Tradicionais Pantaneira e a Rede de Jovens da Reserva da Biosfera do Pantanal, realizou o primeiro curso de elaboração de projetos. Este curso é uma atividade do programa HSF – Humedales Sin Frontera e teve como principal objetivo desenvolver capacidades e habilidades para escrita, execução e prestação de contas de projetos nas organizações de bases que atuam nos Corredores Bioculturais.

     Partindo do princípio de que a conservação do bioma Pantanal, e aqui que se entenda o Pantanal por Inteiro, ou seja que toda a bacia do Rio Paraguai, depende do fortalecimento económico e empoderamento das comunidades de bases locais. Essas comunidades estavam representadas no curso por Indígenas Chiquitanos Não Aldeados, Povos e Comunidades Tradicionais Pantaneiras, Comunidades Morroquianas, Assentamentos da Reforma Agrária, técnicas e técnicos da restauração ecológica da região e estudantes de Graduação da Biologia e História e Programa de Pós- Graduação em Ciências Ambientais do campus de Cáceres da UNEMAT.

     Os 2 dias de cursos foram realizados no Sindicato das Trabalhadoras e dos Trabalhadores Rurais de Cáceres e utilizou como proposta pedagógica o formato de oficina. Participaram do curso 31 pessoas de diferentes faixas etárias e de 10 municípios do Pantanal. Esse encontro promoveu a celebração da diversidade de territórios, povos e comunidades do Pantanal. Esta diversidade também se expressou nas faixas etárias dos participantes que variou de 0 a 73 anos (apenas para evitar qualquer outra interpretação, destacamos a presença de um bebê em companhia da sua mãe que veio para fazer o curso, o que reforça nosso compromisso com o cuidado e o respeito). Vale ressaltar a presença majoritária das juventudes, o que renova nossas esperanças para o futuro do Pantanal.

     O curso foi ministrado pelo instrutor Vagner Meira que tem vasta experiência em elaboração e aprovação de projetos para diferentes editais e que até recentemente era secretário de agricultura do município de São José dos Quatro Marcos. Foram 2 dias de atividades teóricas, pautadas na compreensão dos fundamentos básicos e aprimorados para a elaboração de projetos e muitas atividades práticas, culminando com a elaboração de um projeto em grupo. A atividade foi encerrada com uma confraternização junina a noite do dia 28 de junho.

      Nós do instituto Gaia reforçamos nosso compromisso e nossa Esperança com as organizações de base do Pantanal por Inteiro a partir deste curso e destacamos que seguimos em parceria e à disposição de todas as entidades parceiras para as diferentes lutas pela conservação do bioma. Aproveitamos para convidar todas as organizações e instituições que atuam com restauração da vegetação ativa para participar pelo Pacto pela Restauração do Pantanal que acreditamos ser um espaço importante de articulação de ações para o futuro do bioma.

 Viva ao Pantanal por inteiro múltiplo diverso conservado e vivo para sempre!

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.