26 Jul
26Jul

Nos dias 24 e 25 de julho aconteceu o curso de Avaliadores do Selo de Identidade Agroecológica. Este curso foi a última etapa da implantação da Plataforma Agroecológica Sin Fronteras Brasil. 

A Plataforma é um dos resultados do Programa Humedales Sin Fronteras (https://humedalessinfronteras.org/pt-br/) no Eixo de Agroecologia, liderado pelo Probioma ( https://www.facebook.com/probioma.bolivia/events/). Com a implantação da Plataforma Brasileira completamos a meta que, a partir da Plataforma da Bolívia, se expandiu também para o Paraguai e a Argentina. 

No Brasil a Plataforma será coordenada, de forma coletiva, pela REESOLBIO – Rede de Empreendimentos da Economia Solidária e Produtoras/es da Sociobiodiversidade, Instituto Gaia, Rede de Comunidades Tradicionais Pantaneiras e Sociedade Fé e Vida. 

O Curso foi ministrado pelo Professor Waldo Guisbert e Antonio Sanjines da Plataforma da Bolívia. Vale ressaltar que A SIA, é uma marca que garante o cumprimento das atividades agroecológicas. Não é uma certificação, é uma identificação do cumprimento do controle interno das atividades agroecológicas a todos os atores que compõem a plataforma. 

Estiveram presentes agricultoras/es técnicas/os dos municípios de Cáceres, Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento, Várzea Grande e São José do Quatro Marcos. Com forte presença jovem a partir da mobilização dos Jovens da Reserva da Biosfera do Pantanal.

Segue o relato dos dias feito por Antonio Sanjines do Probioma: 

Hoje em Cáceres-Brasil, em um ambiente com muita energia e comprometimento, começou o Workshop Internacional de Avaliadores do Selo de Identidade Agroecológica, que vai até amanhã, 25 de julho. Este workshop é organizado pela RESSOLBIO em coordenação com o Instituto GAIA, Fe e Vida, a Rede de Comunidades e com o apoio da Probioma. Hoje foi desenvolvido o tema da importância do avaliador do selo de identidade e trabalhou-se na avaliação da produção apícola e da produção vegetal. Amanhã será realizada a avaliação de campo de um produtor apícola e de uma fazenda agroecológica.

Hoje, quinta-feira, 25 de julho, em Cáceres, Brasil, foi realizado o segundo dia do Workshop Internacional de Avaliadores do Selo de Identidade Agroecológica no âmbito do Eixo de agroecologia.

Hoje foi realizada uma visita à área de produção apícola de Neuzo Antonio de Oliveira onde foi realizada a avaliação in loco para obtenção do Selo de Identidade Agroecológica.

Em seguida, foi visita ao sítio Agroecológica de María Rita Silva, na qual foi realizada a avaliação in situ para a produção vegetal. 

Ambas as avaliações foram importantes espaços de interação e aprendizado entre o produtor solicitante do selo e o avaliador. Esta oficina fortalece os processos de Agroecologia do Programa Humedales Sin Fronteras. Que a agroecologia guie nossas ações para que a vida continue em nosso planeta. 

Encerramos o curso com a outorga do Selo 01 ao Mel Pantanal Por Inteiro do Seu Neuzo e o Selo 02 à Agrofloresta Chama Chuva Liderada pela Jovem Maria Rita.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.